A IA está a tomar proporções nunca antes vistas, já mencionamos aqui no blog como o consultor pode preparar-se para este impacto e como ser diferenciado em relação às habilidades que somente o ser humano possui.
Mas hoje viemos trazer uma outra visão sobre a IA e o mercado imobiliário, queremos que máquinas e humanos trabalhem em conjunto, vamos dar aqui dicas de como você consultor imobiliário do futuro pode aproveitar esse avanço tecnológico para trabalhar consigo no dia a dia da área.
O Grupo Invictus não é mais uma imobiliária no mercado, somos o futuro. Parece ousado assumir esse papel ultimamente, mas o nosso conceito vai muito além da imobiliária tradicional, nosso foco não é no cliente final, o nosso cliente é você, consultor imobiliário que batalha diariamente para ganhar visibilidade da SUA marca no mercado imobiliário português. Por este motivo oferecemos toda a estrutura para focar no seu negócio, e hoje queremos oferecer mais uma ajuda, informação necessária para usar o IA à seu favor, vamos à isso.
Listamos 6 maneiras de trabalhar com a IA que poderá ajudar a SUA empresa ficar à frente no mercado imobiliário:
Melhorar a descrição dos anúncios
Não estamos aqui a dizer que não sabe fazer uma boa descrição para aquela casa que tanto estimou ter como angariação, nada disto. Queremos aqui deixar uma dica para as ferramentas como ChatGPT ou até mesmo o Bing Chat (somente se estiver a usar o Edge), que podem tornar o seu texto mais atrativo, com palavras-chave para os motores de pesquisa e até resumir com os caracteres necessário para o local que estiver a colocar o texto.
Com isso, pode poupar o tempo que reserva geralmente para a criação deste texto apelativo e focar nos seus negócios. Lembre sempre de dar os comandos certos para a ferramenta, por exemplo, se quer que ele resuma uma descrição do imóvel, mas quer que coloque mais palavras-chave, tem que colocar exatamente esta ação, assim terá sempre o texto como pretendido, sem correr o risco da IA criar algo que não existe.
Texto simples sem IA:
Apartamento T4 no centro do Porto, com varanda, casa de banho, sala espaçosa e cozinha equipada. O imóvel fica próximo aos pontos de interesse mais visitados do Porto.
O mesmo texto, mas com IA:
Se você procura um apartamento amplo, confortável e bem localizado no Porto, este é o imóvel ideal para você. Este T4 possui uma varanda com vista para a cidade, uma casa de banho moderna, uma sala espaçosa e aconchegante e uma cozinha equipada com tudo o que você precisa. Além disso, o imóvel está situado em uma área privilegiada, a poucos minutos de caminhada dos principais pontos turísticos e culturais do Porto, como a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello, a Ribeira e as caves do vinho do Porto. Não perca esta oportunidade de viver em um dos melhores lugares do Porto. Agende já a sua visita.
O comando que utilizei para a IA criar este modelo foi: “Por favor, torne esta descrição do imóvel mais atrativa, salientando a boa localização e facilidade dos proprietários ao acesso aos pontos principais do Porto.” e ele criou o texto acima, simples e rápido, apenas tomar atenção aos comandos e sempre verificar ortografias e expressões locais.
Crie campanhas de e-mail eficazes
O bom e velho e-mail parece mas não saiu de moda, na verdade ainda é considerado um dos meios mais eficazes no marketing digital, pois por lá consegue saber se o seu cliente abriu, clicou ou até mesmo se o assunto que usou foi o correto.
Por este motivo, utilizar a IA para ajudar com os copywriting é uma dica valiosa, por vezes, os agentes estão focados em como publicitar o imóvel ou mesmo em fechar os negócios em aberto que não conseguem ter tempo para fazer um e-mail marketing eficaz e que traga conversões ou leads qualificadas.
Pode usar um comando como “Escreva um e-mail para um anúncio expirado com o foco no proprietário que está frustrado que sua casa não foi vendida e como posso ajudá-los a vendê-la". Tente personalizar o tom para escrever de forma mais persuasiva, genuína ou profissional.
Texto simples sem IA:
Olá (Nome do Cliente),
Tomei a liberdade de verificar se seu anúncio expirou e ainda não vendeu a sua casa. Acho que posso ser o agente ideal para a venda do seu imóvel.
Com a minha experiência, garanto que consigo tratar do assunto em pouco tempo.
Não perca mais tempo, contacte-me para falarmos mais.
Att,
Agente Imobiliário.
O mesmo texto, mas com IA:
Assunto: Como vender a sua casa em menos de 30 dias!
Olá,
Eu sei que você deve estar decepcionado que a sua casa não foi vendida no prazo que você esperava. Eu entendo a sua frustração, pois sei o quanto você investiu tempo, dinheiro e emoção neste imóvel.
Mas não desanime, pois eu tenho a solução para o seu problema. Eu sou um agente imobiliário especializado em anúncios expirados, e eu posso ajudá-lo a vender a sua casa.
Eu ficarei feliz em agendar uma reunião gratuita e sem compromisso para avaliar o seu imóvel e apresentar o meu plano de ação.
Não perca tempo, pois o mercado imobiliário é dinâmico e competitivo. Quanto mais rápido você agir, mais chances você terá de vender a sua casa pelo melhor preço.
Espero falar com você em breve.
Atenciosamente,
Agente Imobiliário.
Neste exemplo utilizei a frase mencionada acima como promt e ele gerou este e-mail mais completo e que com toda a certeza o cliente final irá dar mais atenção do que simplesmente meia dúzia de palavras que todos os agentes usam para angariar.
Criar conteúdo do anúncio para a rede social
Acho que até aqui já conseguimos perceber que o copywriting de todo o material que vai divulgar ou o modo que fala com o cliente final irá fazer toda a diferença, uma palavra certa pode ser a chave para um e-mail enviado converter em lead.
Por isso, quando trata-se de anúncio nas redes sociais, como no facebook por exemplo, temos que saber como a ferramenta funciona e qual a melhor estratégia, desde o texto, como posicionamento, melhor foto e etc. Mas a IA pode te ajudar com a parte escrita, dar um comando para criar uma campanha no facebook é algo que todo consultor pode fazer e como sugestão, até deve, pois são imensas coisas que IA leva em consideração quando cria esses textos.
Por exemplo, se utilizar o comando “Crie um copy para um anúncio do facebook para clientes finais que pensam em vender os imóveis por conta própria, o anúncio tem que fazer apelo aos benefícios que um serviço de agente pode trazer para o proprietário.”
Texto simples sem IA:
Está a pensar em vender o seu móvel sozinho? Pense melhor, um agente pode ajudar-te a conseguir o valor que espera, no tempo ideia. Não perca mais tempo, entre em contacto para saber mais.
O mesmo texto, mas com IA:
Vender o seu imóvel por conta própria pode ser uma dor de cabeça. Você pode perder tempo, dinheiro e oportunidades. Veja por que você deveria contratar um agente imobiliário profissional:
Um agente divulga o seu imóvel para milhares de compradores qualificados e aumenta as chances de venda.
Um agente avalia o seu imóvel de forma justa e competitiva e te ajuda a negociar com os compradores.
Um agente conhece as leis e os procedimentos da transação imobiliária e te protege de riscos jurídicos.
Um agente te dá suporte emocional, resolve conflitos, fecha negócios e garante a sua satisfação.
E ainda, se quiser que a IA faça uma imagem para demonstrar como ficaria o anúncio em formato visual, ou ainda pedir dicas de como enquadrar o texto criado em um anúncio no Facebook Ads, ele consegue lhe fornecer o passo a passo de como colocar esse anúncio de forma mais atrativa. MAIS uma vez, use e abuse da IA para ajudar-te com a sua marca e fazer poupar tempo para focar nos seus negócios.
Artigos de blog, criar ou tirar ideias
Como já mencionamos no blog, com o artigo “Como o Marketing Digital pode melhorar o trabalho de um consultor imobiliário”, um espaço para partilhar conhecimento, dicas e novidades do mercado imobiliário trará muitos benefícios para a sua marca e credibilidade com o cliente. Por isso, crie agora mesmo um blog no seu site (sorte dos agentes do Grupo Invictus que podem ter no próprio site, sem precisar de plataforma extra, saiba MAIS).
Se está a pensar, “não tenho tempo para criar e alimentar um blog”, é sobre isto que quero deixar a dica, use a IA para te ajudar com esses textos, se der um comando como “Crie um texto para o meu blog profissional dando dicas de como o cliente se beneficiar com o serviço de agente imobiliário”, pronto ele vai criar exatamente isto, ou até mesmo dicas de títulos para o seu título do blog, como por exemplo:
Texto simples sem IA:
Como o consultor imobiliário pode te ajudar na compra ou venda da sua casa. Veja os benefícios.
O mesmo texto, mas com IA:
Como um consultor imobiliário pode ajudá-lo a encontrar a casa dos seus sonhos em 5 passos;
5 razões para contratar um consultor imobiliario na hora de comprar ou vender um imóvel;
O que um consultor imobiliário pode fazer por você? Descubra 5 benefícios incríveis;
Não compre ou venda um imóvel sem antes consultar um especialista. Veja 5 motivos para contratar um consultor imobiliário;
5 vantagens de ter um consultor imobiliário ao seu lado na hora de negociar um imóvel.
Não só deu um exemplo, mas cinco para escolher a adaptar.
Planeamento de marketing digital para a sua marca
Além de criar conteúdo ou dar dicas sobre o mesmo, a IA pode te ajudar a criar uma estratégia de marketing digital, seja para fazer um planeamento das suas redes sociais, onde ele gera ja assuntos específicos e os dias para serem postados, seja para dar dicar de como pode começar uma estratégia digital para a sua marca do zero, por onde começar e que caminhos seguir.
Dependendo do objetivo, ele pode gerar algo personalizado como pediu e o resultado pode ser maravilhoso, economizando o tempo que teria que tirar para fazer esta gestão, como por exemplo, pode dar o comando “Crie um planeamento para a minha rede social, a conta é sobre serviço de consultoria imobiliária.”
Resposta propostas pela IA:
Definir seu público-alvo e/ou sua persona, ou seja, o perfil do potencial consumidor que você deseja atingir.
Estabelecer metas claras e objetivos específicos, como aumentar o reconhecimento da marca, gerar mais leads, promover produtos ou serviços.
Escolher os canais de redes sociais mais adequados para o seu negócio e definir a frequência de publicação de conteúdo em cada canal.
Criar conteúdo relevante e direcionado, que entregue informações de valor e gere conexão com sua audiência.
Monitorar os indicadores-chave de performance (KPIs), como alcance, engajamento, conversões, cliques no link da bio, ganho de seguidores, entre outros.
Ainda pode pedir para gerar uma linha editorial, e se der o comando certo, a IA ainda pode colocar em tabela com todas as informações detalhadas, como por exemplo:
Pronto, já tem o seu planeamento mensal da rede social, agora é só escrever sobre o tema, e ainda sim, pode pedir ajuda para ela (IA) para isso, haha.
Crie legendas para as redes sociais
Já que falamos disto no item anterior, vamos lá deixar dicas valiosas para criar legendas das fotos que vai publicar nas suas redes sociais. Aquele post do dia da mãe, ou mesmo posts com conteúdo informativo, pode contar com a ajuda da IA.
Posso dar um exemplo, se está a programar um post sobre o último tema da tabela anterior, o "financiamento imobiliário”, podemos fazer um prompt desta forma “elabore um copy para a minha rede social de agente imobiliário, a falar sobre o financiamento imobiliário, com o objetivo de apresentar as informações atualizadas do mercado e mostrar as características”. A IA vai responder da seguinte forma: “Você sonha em comprar a sua casa própria, mas não sabe por onde começar? Então você precisa conhecer o financiamento imobiliário, uma solução que pode facilitar a realização do seu sonho. O financiamento imobiliário é um empréstimo que permite adquirir um imóvel novo ou usado, construir ou reformar a sua casa ou o seu espaço comercial. Com ele, você pode parcelar o valor do imóvel em até 40 anos, com taxas de juro competitivas e condições especiais. Mas para conseguir o melhor financiamento imobiliário, você precisa contar com a ajuda de um especialista que conheça o mercado e as suas necessidades. Por isso, eu estou aqui para te orientar e te acompanhar em todo o processo, desde a escolha do imóvel até a assinatura do contrato. Entre em contato comigo e saiba mais sobre o financiamento imobiliário e como ele pode transformar a sua vida.”. Pronto, já pode postar o que pretende com um copy específico sem tomar o seu tempo.
Use e abuse, mas CUIDADO!
A IA pode ser a sua aliada no dia a dia do consultor imobiliário, ajudando em copywriting, ideias de conteúdo digital e até mesmo para gerar um artigo completo para o seu blog, mas temos que ter alguns cuidados na sua utilização, aqui vão algumas dicas que deixo:
Revise sempre a ortografia e expressões locais, muitas vezes os textos são feitos em Português do Brasil, com expressões locais de lá e isso pode confundir o seu público-alvo. Assim como a ortografia, pode parecer um ser humano a falar e raciocinar, ainda trata-se de uma máquina que gera tudo isso com base em informações que vai buscar na internet e por vezes pode conter erros ortográficos;
Elabore bem o prompt (comando) que vai utilizar, detalhe bem, até mesmo peça por vezes para a IA se passar por si, como “escreva como se fosse um agente imobiliário”. Toda a informação que lhe der, será benéfica para o resultado do texto que espera, por isso não economize nos detalhes e ações que quer que ele faça.
Tenha atenção às configurações de cada ferramenta, por vezes, algumas delas têm restrições de tempo e assuntos. Por exemplo, o ChatGPT tem um limite de tempo de acontecimentos que antecedem 2021, por isso, tenha atenção a essas limitações e configurações.
O futuro do imobiliário
O momento é AGORA, o mercado imobiliário está a evoluir, a tecnologia está a evoluir e você não pode estar parado à espera de que o negócio perfeito apareça, ou aquele cliente ideal que não dê trabalho bata a sua porta para vender o imóvel. Colocamos nas nossas redes sociais a teoria de que "a vaca não dá leite" e realmente não dá, tem que se ordenhar, por isso, está à espera de quê para ir atrás de atualizar-se e fazer parte do futuro do mercado imobiliário?
Não podemos prever o futuro, mas podemos garantir que a Next Tech irá tornar-se um conceito inevitável dentro de qualquer setor e o profissional que souber manusear e utilizar da melhor forma, será aquele que também terá MAIS sucesso.
Atualiza-te! Fonte: www.redx.com/blog/ai-real-estate/, Bing Chat e ChatGPT, Marketing 5.0.